sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Ponto mais alto do município do Moreno

Por James Davidson

Morro da Pedra Pelada

O relevo do município do Moreno é, de uma forma geral, bastante movimentado. Desenvolvido sobre rochas cristalinas, o território morenense é todo constituídos por outeiros, colinas e morros, com altitudes que variam entre 50 até quase 400 metros. Dentre estes, algumas elevações ganham destaque na paisagem, inclusive na cidade, onde alguns altos alcançam mais de 100 metros, podendo deles inclusive avistar as cidades vizinhas. No caso da Serra da Mata da Onça, por exemplo, é possível avistar até o Oceano Atlântico.

Vista da Pedra Pelada

Mas a definição de qual dos morros do município era o mais alto parecia constituir uma grande enigma. Em seu Guia Histórico, Cultural e Informativo do Moreno, o jornalista João Carneiro da Cunha afirma que "o ponto culminante é a Serra onde foi implantada a Torre da Embratel, no Povoado de Buscaú". Referia-se ao morro situado no Engenho Buscaú que ainda hoje mantém as torres da Embratel. Porém outras fontes afirmam que a Pedra Pelada ou Selada, também em Buscaú, era o ponto mais alto, enquanto alguns afirmam que é a Pedra Corre-Moleque no Engenho Seva.

Morro da Mata da Onça em Moreno

Morro das Torres de Buscaú

Com base numa carta topográfica na escala de 1: 25.000 cm obtida na Sudene, foi possível verificar as seguintes altitudes para os referidos morros: 370 metros para o Morro das Torres de Buscaú; 386 metros para a Pedra Corre-Moleque; 371 metros para a Pedra Pelada; e ainda entraria na disputa a chamada "Chã dos Coqueiros, no Engenho Bela Vista, com 378 metros. Assim, segundo a carta, teríamos a Pedra Corre Moleque como o ponto mais alto, Chã dos Coqueiros em segundo, Pedra Pelada em terceiro e o Morro das Torres amargaria apenas a quarta colocação.

Pedra Corre-Moleque - Engenho Seva

Porém, quem visita a região percebe que aparentemente não é bem assim. O problema é que a diferença de altitude entre essas elevações é de apenas poucos metros e a maioria dos valores disponíveis na carta são apenas aproximações, não constituindo medições exatas. Assim, a margem de erro nesse caso é significativa. O ideal seria visitar todos esses pontos com mais de um altímetro e GPS para poder determinar qual o mais alto. As dificuldades de acesso aos locais e aos equipamentos, porém, dificultam por enquanto esta avaliação.

Ponto mais alto da Pedra Pelada

Estivemos porém, naquele que pode ser o ponto mais alto do município do Moreno. A Pedra Pelada ou Pedra Selada, como também é conhecida, claramente se apresenta mais alta que as demais elevações citadas quando observada de diversos pontos do município (Exceto o Morro das Torres). E a visita ao local, in loco, só fez confirmar essa suposição, pois mesmo a Pedra Corre-Moleque aparenta estar em nível mais baixo, assim como as demais elevações citadas. A altitude medida com um GPS foi calculada em 384 metros. Resta visitar o morro das "Torres de Buscaú" e medir sua altitude para confirmar qual de fato é o mais alto.

Vista da Pedra Pelada

A paisagem no local apresenta-se fascinante. Constituída por dois morros contíguos, a visão da Pedra Pelada é de admirar a qualquer visitante. O primeiro faz jus ao nome de Pedra Pelada, pois constitui uma grande rocha cristalina desnuda, donde é possível avistar grande parte do município do Moreno e terras de municípios vizinhos tais como Recife, Jaboatão, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca, inclusive o Porto de Suape. O segundo morro, mais elevado, é coberto de Mata Atlântica, destacando-se uma única árvore sobressaindo-se das demais. Por conta da densa vegetação, dele nada é possível avistar da paisagem ao redor.

Vista da Pedra Pelada

Vista da Pedra Pelada

A riqueza da flora da Pedra Pelada é outro ponto de destaque. A Mata Atlântica ainda resiste em alguns pontos, principalmente no cume principal, mas está ameaçada pelos avanços dos canaviais. Sobre a rocha, prevalecem as bromélias, arbustos, cactáceas e outras espécies nativas da região. Há também o cultivo de eucaliptos no entorno.

Pedra Pelada com vegetação nativa

A Pedra Pelada é mais um recanto pitoresco do município que os morenenses precisam conhecer!

Espécie de bromélia nativa

4 comentários:

  1. Ola James,meu nome e Fernando,muito bonito esse trabalho seu vc esta de parabens. Eu nasci pra baixo da pedra pelada,ai nos caboclos e tenho um tio q mora ai Antonio Maximino hoje moro em Sao Paulo e fiquei muito feliz ao ver essas imagens.Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola James,meu nome e Fernando,muito bonito esse trabalho seu vc esta de parabens. Eu nasci pra baixo da pedra pelada,ai nos caboclos e tenho um tio q mora ai Antonio Maximino hoje moro em Sao Paulo e fiquei muito feliz ao ver essas imagens.Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Preciso de Ajuda do Trabalho da escola que fala da Economia de Moreno , Me Falem da Economia de Moreno Por Favor

    ResponderExcluir