terça-feira, 30 de setembro de 2014

Pedra Pelada - O mirante do município

Por James Davidson


Pedra Pelada - Talvez você que mora em Moreno nunca tenha ouvido falar deste lugar. Mas ele fica em Moreno, a poucos quilômetros do Povoado de Massaranduba. Não confundir com a Pedra da Pimenta (esta fica localizada no município do Cabo) ou com a Pedra Corre-Moleque (localizada junto ao Engenho Seva). A Pedra Pelada fica localizada em terras do Engenho Buscaú, a pouco mais de 1 quilômetro mais ao norte da sede desse engenho.


Três são os aspectos que tornam a Pedra Pelada um lugar especial. O primeiro deles é a sua altitude que chega a atingir a altura de 384 metros. Talvez não seja o ponto mais alto do município (O Morro das Torres de Buscaú parece ser mais alto), mas ainda assim o local apresenta uma vista fascinante. Dali é possível avistar um vasto trecho da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul de Pernambuco - desde ao norte partindo de Olinda e São Lourenço da Mata até ao sul desde as terras de Escada e de Ipojuca. É possível avistar a Cidade do Recife, Jaboatão, a orla desde Boa Viagem até Suape, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão. No município do Moreno, além da Cidade e do Distrito de Bonança, estão ao alcance da vista os engenhos Jaboatãozinho, Brejo, Contra-açude, Gurjaú-de-Cima, Gurjaú-de-Baixo, Caraúna, Jardim, enfim, toda a região do Vale do Rio Gurjaú, que nasce nas proximidades.



O segundo aspecto é a vegetação local que apresenta ainda, apesar da ocupação dos canaviais no entorno, um aspecto relativamente bem preservado. A Mata Atlântica é a formação nativa da região ocupando o topo da parte mais elevada do conjunto onde se destaca uma única árvore sobressalente. Predomina no local árvores típicas da Mata Atlântica. Curioso é que há também no local espécies xerófilas, típicas da caatinga, que predominam nos trechos desnudos das rochas, onde os solos são rasos ou mesmo inexistentes. A presença dessas espécies é devida, assim, a fatores edáficos, e não a fatores climáticos, pois as taxas de precipitação no local são bastante elevadas.



O terceiro aspecto que torna a Pedra Pelada um lugar especial é a presença de matacões de granito espalhados por toda a localidade. Inclusive, o próprio nome do local é devido a um desses rochedos. Alguns desses matacões possuem dezenas de metros de diâmetro e em suas concavidades são formadas várias furnas onde se abrigam animais. As furnas são pequenas grutas formadas nas rochas que funcionam como abrigo natural para animais. Algumas dessas são tão amplas que permitem facilmente a entrada de seres humanos. Imediatamente vem à mente a possibilidade de haver registros rupestres e outros vestígios arqueológicos no local. Porém, nada até o momento foi encontrado.

Assim, a Pedra Pelada é mais dos lugares interessantes e pitorescos do município do Moreno.

3 comentários:

  1. amigo JAMES DAVIdson ao ver a foto do morro da torre de buscau, gostaria de saber, em que posição foi tirada esta foto. se foi do lado de buscau e engenho paris, ou do outro lado do engenho furnas? eu morei no engenho paris eu me lembro muito bem deste morro, mais na epoca não tinha as torres.

    ResponderExcluir
  2. amigo JAMES DAVIdson ao ver a foto do morro da torre de buscau, gostaria de saber, em que posição foi tirada esta foto. se foi do lado de buscau e engenho paris, ou do outro lado do engenho furnas? eu morei no engenho paris eu me lembro muito bem deste morro, mais na epoca não tinha as torres.

    ResponderExcluir
  3. Buscau Enoque, junto ao corrego dos cabolclos

    ResponderExcluir