terça-feira, 29 de maio de 2012

Capelas de Engenhos de Moreno

Por James Davidson

Antiga Capela do Engenho Catende - destruída

Os engenhos do município de Moreno ainda conservam muito de seus antigos edifícios. Se comparado com os engenhos de outros municípios como Jaboatão dos Guararapes, os engenhos de Moreno encontram-se mais preservados. Muitos ainda mantém suas casas-grandes, fábricas, senzalas e capelas. E entre os elementos que se destacam, entre aqueles que se preservam, estão as capelas de engenho.

Foto do Engenho Gurjaú de Cima mostrando sua antiga Capela de São Miguel  - hoje destruída

As capelas era o centro da vida social do engenho. Local de encontro sociais nas festas religiosas, casamentos, batizados, etc. Sem falar das missas realizadas durante o início da moagem, durante a festa conhecida como "botada", quando então eram benzidas as moendas antes a moagem da primeira safra. Era a principal festividade que acontecia nos engenhos.

Capela do Engenho Pocinho

Geralmente os engenhos mais importantes sempre possuíam capelas. Já os engenhos menores às vezes contavam apenas com simples oratórios, situados em algum cômodo interno da casa-grande. É o caso, por exemplo, da casa-grande do Engenho Pintos que ainda conta com um oratório interno. Algumas capelas de engenhos foram destruídas por falta de conservação de seus senhores, mas algumas resistem aos infortúnios do tempo e mantém-se em pé marcando a paisagem da zona rural. Os Engenhos que ainda conservam suas capelas no município são os seguintes: Pocinho, Morenos, São Braz, Una e Queimadas.

Capela do Engenho Una

O Engenho Pocinho, situado próximo à Br 232, Estrada para Matriz da Luz, possui além da casa-grande, uma capela datada de 1840. Missas e retiros ainda são realizados no local. Próximo dali, o Engenho Una que também mantém sua capela de engenho, cuja data de construção é incerta. A capela do Engenho Pocinho é de invocação de São Vicente Férrer, enquanto a do Engenho Una sob invocação de N.S da Luz.


Capela do Engenho Morenos

A capela do Engenho Moreno ou Morenos, sob a invocação de N.S Auxiliadora, fica situada no alto de uma colina, às margens do BR 232. Provavelmente deve ter sido construída e reconstruída desde o período colonial, mas conseguindo manter-se até hoje sob o zelo dos proprietários. Não é o caso da Capela de São Braz, também pertencente ao município de Moreno e que se encontra abandonada e em ruínas. O Engenho São Braz é um dos mais antigos engenhos do município e sua capela, construída em estilo barroco, é de meados do século XVIII.

Capela do Engenho São Braz

Há ainda a Capela do Engenho Queimadas, situada em Bonança. Este engenho servia de limite entre o município de Moreno e Vitória de Santo Antão e conta com um antigo cemitério à direita de sua capela. A capela encontra-se em ruínas e sua invocação era N.S da Luz.

Capela do Engenho Queimadas

Alguns engenhos tinham suas capelas há até bem pouco tempo atrás. É o caso do Engenho Gurjaú de Cima, com sua capela dedicada a São Miguel, que caiu na década de 1990 pelas intempéries ambientais. Já a Capela do Engenho Catende, datada de 1745, foi destruída para a construção da Escola Dom Jaime Câmara.

Ruínas da Capela de São Miguel - Engenho Gurjaú de Cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário