sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reservas Ecológicas de Moreno

Por James Davidson



O município de Moreno, apesar de localizar-se na Região Metropolitana do Recife, ainda conta com uma grande extensão de seu território não urbanizado. Mais da metade do território municipal está contido em áreas de proteção dos mananciais e conta ainda com cinco Reservas Ecológicas Estaduais e uma particular, que são as seguintes:
Mata Serra do Cotovelo – 432,10 ha
Mata do Engenho Caraúna – 169,32 ha
Mata do Sistema Gurjaú – 175,19 ha
Mata do Engenho Moreninho – 66,48 ha
Mata do Cumaru – 350,80 ha

 Além destas, há também uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) que é a Reserva de Carnijó.

Todas estas reservas abrigam o bioma da Mata Atlântica, que era a vegetação natural do município. Contava com espécies típicas como o visgueiro, a sapucaia, pau-brasil, pau-ferro, imbiriba, sucupira, entre outras. Contudo, os cinco séculos de exploração da cultura da cana-de-açúcar dizimaram com quase toda a vegetação nativa, restando hoje poucos resquícios. E mesmo estes resquícios, apesar de protegidos pela legislação nacional e estadual, estão ameaçados pelas constantes queimadas nos canaviais, pela extração ilegal de madeiras, pelo avanço de espécies estranhas invasoras e, principalmente, pelo avanço das plantações de cana.
As reservas estaduais de Moreno encontram-se, infelizmente, sem proteção efetiva, necessitando de mais atenção das autoridades competentes.

2 comentários:

  1. Achei de grande importancia esse portal para o municipio de moreno - pe .Até mesmo pq muitos moreneses
    ñ conhecem sua própria historia os meus comprimentos aos idealizadores dessa ação.

    ResponderExcluir
  2. Muito válida as informações.
    Importante divulgar seu município, principalmente quando o site institucional da Prefeitura não possui informação nenhuma.
    Parabéns pela iniciativa!
    Juliana Braz

    ResponderExcluir