Bibliografia

O município do Moreno conta com um número significativo de obras sobre a sua história, sua gente e sobre seus engenhos. Entre livros, folhetos e revistas, são vários os trabalhos que abordam o tema ou contribuíram para sua divulgação da memória da Terra de Baltazar. Vejamos os principais:

*    A Casa-grande do Engenho Morenos – Raimundo Paes Barreto: Título de matéria publicada na Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, no ano de 1930. Traz uma descrição da casa-grande do Engenho Morenos, visitada por D. Pedro II em meados do século XIX.

*    Engenho MorenosJoaquim de Sousa Leão Filho: Publicado no ano de 1959 pelo diplomata historiador nascido no Engenho Morenos, conta a história do Engenho de sua família, desde suas origens até a época.

*    Dois Engenhos Pernambucanos Joaquim de Sousa Leão Filho: Matéria publicada na Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – Volume 13, de 1956. Resume a história dos engenhos Morenos, Gurjaú de Cima e de Baixo.

*    O Barão de Vila Bela Joaquim de Sousa Leão Filho: Terceira obra do diplomata morenense, conta a história de Domingos de Souza Leão, o Barão de Vila Bela, com informações valiosas sobre a história de Moreno.

*    Moreno, Passado e Presente – Sevy Rocha: Esta obra nunca publicada conta a história do município do Moreno sob a perspectiva de quem conheceu os primórdios da cidade como educadora – A professora Severina de Almeida Rocha – Sevy Rocha.

*    História do município do Moreno – Sevy Rocha: Outro manuscrito de autoria de Sevy Rocha nunca publicado. Como o anterior, traz informações inédita e relevantes sobre os primórdios da Cidade do Moreno.

*    Memórias de uma Mestra – Sevy Rocha: É uma autobiografia da professora Sevy Rocha que traz muito da história da cidade durante a primeira metade do século XX.

*    Guia de Endereços e Telefones do Moreno – João Carneiro da Cunha: Lançado em 1976, além de ser uma lista telefônica da cidade, possuía um breve resumo histórico da cidade, embrião dos trabalhos que se seguiriam depois pelo autor.

*    Guia Histórico, Cultural e Informativo do Moreno – João Carneiro da Cunha: Lançado em 1978, foi o primeiro livro propriamente dito do autor, com várias informações históricas da cidade e do município em geral, fotografias de personagens e imagens da cidade.

*    Moreno 50 anos de Emancipação Política - João Carneiro da Cunha: Livro lançado em 1978 em comemoração dos 50 anos de emancipação política do Moreno. Além de vários textos sobre a cidade em geral, destaca vários fatos e pessoas que contribuíram para a Emancipação Política da cidade.

*     Memórias de um árbitro, treinador e dirigente de clubes de futebol - João Carneiro da Cunha: Lançado em 1983, foca inicialmente na história futebolística do município. Em uma segunda seção, denominada “Memórias de quem conhece a Terra da Gente” conta a história do município ao modelo dos trabalhos anteriores do autor.


*    Educação na Cidade dos Eucaliptos – Vera Lúcia Lopes: Lançado em 2006, conta a história da cidade do Moreno com foco na Educação do Município. Possui muitas fotografias antigas da cidade e entrevistas orais.

Um comentário:

  1. muito distante da minha cidade natal moreno PE. todos os dias quando eu chego do trabalho a primeira coisa que eu faço, e conectarme em moreno redescoberto, para ver as noticias de moreno, e as fotos das casas grande dos engenhos que e minha paixão.mando um abraço pra todos os morenenses. enock.

    ResponderExcluir