domingo, 2 de novembro de 2014

Limites do Moreno

Por James Davidson

O município do moreno limita-se com os municípios vizinhos da seguintes maneira:
Ao norte com o município de São Lourenço da Mata; a leste com o município do Jaboatão dos Guararapes: ao sul com o município do Cabo de Santo Agostinho; e a oeste com o município de Vitória de Santo Antão. Observe o mapa abaixo:




Entretanto, encontrar a descrição precisa de onde se iniciam e onde terminam os limites com cada município é uma tarefa bastante difícil. A descrição de limites do município do Moreno não se faz presente nem na Lei Orgânica Municipal e nem em seu Plano Diretor. Daí, ter sido necessário fazer uma busca intensiva para encontrar a descrição precisa dos mesmos, já que isto é de extrema importância tendo em vista as polêmicas que envolvem alguns deles como, por exemplo, os limites com o município de Vitória de Santo Antão, cuja indecisão gera muitos conflitos.

Dessa forma, consegui após muito esforço encontrar num Diário Oficial antigo a descrição desses limites. Segue abaixo:

Município do Moreno
Limites Municipais

Com o município de Vitória de Santo Antão:
A partir da Pedra do Corre-Moleque, por uma reta para a nascente do córrego Sevinha, desce pelo riacho de mesmo nome até a sua confluência com o Riacho Ceva; desce por este até a sua confluência com o rio Jaboatão; desce por este até a sua confluência com o riacho Una; daí por uma reta para o ponto mais elevado da Serra do Camarão, - Chamado Chã dos Coqueiros; segue pela linha de cumeada da referida Serra pelos limites oeste dos engenhos Tamatá-Mirim e Coqueiros, seguindo até a extremidade da referida serra; daí por uma reta para o ponto de intersecção da linha de cumeada da Serra; daí por uma reta para o ponto que liga a Serra do Toró com a reta que liga o ponto mais alto do Oiteiro de Pedro, à nascente do Córrego Cueiras.

Com o município de São Lourenço da Mata:
A partir da intersecção da linha da cumeada da Serra do Toró com o a reta que liga o ponto mais alto do Oiteiro de Pedra, à nascente do córrego Cueiras por uma reta para a nascente do rio Duas Unas; desce o referido rio até a sua junção com o rio Pixaó.

Com o município do Jaboatão:
A partir da junção do rio Duas Unas com o rio Pixaó por uma reta para o Morro da Macambira; daí por uma reta para a foz do riacho São Salvador, ou Tabatinga, no rio São Salvador.

Com o município do Cabo de Santo Agostinho:
A partir da foz do riacho São Salvador ou Tabatinga, no rio São Salvador, desce por este até sua foz no rio Gurjaú; sobe por este até a foz do riacho das Moças até a sua nascente; daí por uma reta para a Pedra Corre-Moleque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário