quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Visita à Pedra Pelada na formação de Geografia

Por James Davidson



No mês de abril 2014 tive a oportunidade de levar os professores da Rede Municipal de Ensino do Moreno para visitar um dos mirantes do município do Moreno - A Pedra Pelada. Como exercia na ocasião a função de Coordenador de Geografia da Equipe de Ensino da Secretaria de Educação do município, tive a iniciativa de levar os professores da disciplina de Geografia para visitar aquele que poderia ser o ponto mais alto do município. Assim, partimos de Moreno rumo à Bonança e, depois à Massaranduba e dali seguimos para a Pedra Pelada. Apesar da vegetação local ter atrapalhado um pouco (o mato havia crescido muito) a experiência foi bastante proveitosa e foi possível não apenas tirar os professores da rotina da sala de aula, mas também levá-los a conhecer mais sobre o município onde trabalham. Afinal  de contas, conhecer sua própria realidade constitui um passo fundamental e é papel da Educação propiciar meios adequados para que os alunos sejam apropriados de uma visão crítica sobre a realidade em que ele está inserido. E a Geografia é uma das disciplinas que melhor permitem a interação do homem ao seu espaço, sendo um instrumento indispensável para a mediação do aluno com seu meio ambiente. Daí ser fundamental trabalhar a Geografia do Moreno no ensino básico, capacitando os professores e tornando-os aptos a realizar uma melhor interação e compreensão ao aluno sobre sua realidade.

Porém, uma das medidas tomadas pela atual gestão, nesta crise da Educação do Moreno, foi justamente a extinção da Equipe de Ensino da Secretaria de Educação, acabando com um trabalho pedagógico que mal avisa iniciado!! É uma verdadeira pena já que as ações ficam sem continuidade e acabam tendo pouco ou nenhum resultado! Vejam as fotos:











2 comentários:

  1. olha james davidson voce faz um trabalho muito bonito, e precisa muito amor pelo que faz. o que chama atenção e o colorido dessa planta que eu não seio o nome. aqui em são paulo não tem só no nordeste tem, eu nasci no engenho contra açude, e olhando lá longe da foto, eu pergunto o engenho contra açude está por ali? eu tenho inveja de vocês, gostaria de ter essa liberdade de voar sem limite, curtir esta naturesa, que tem tantas coisas lindas pra gente e esplorar.

    ResponderExcluir
  2. eu todos os dias quando eu chego em casa, a primeira coisa que eu faço e ligar o computador e saber tudo de moreno. principalmente de moreno redscoberto para ver se tem novas fotos, novos comentario, se fala do engenho contra açude do engenho cumarú mais em vão, mais um dia quem sabe. mais eu continuo vendo estas fotos da pedra pelada, james seu trabalo e bonito.

    ResponderExcluir