domingo, 4 de março de 2012

Audiência pública sobre Barragem no Rio Jaboatão será dia 15/03

Por James Davidson



A CPRH, Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos estará realizando uma audiência pública para discutir a construção da Barragem do Rio Jaboatão no Engenho Pereiras, em Moreno.  O evento será realizado no dia 15 de março no Sociète Esporte Clube, próximo a Praça da Bandeira, no centro de Moreno, às 9:30 hs. Talvez o evento conte com a participação e a presença do Governador do estado Eduardo Campos.

A obra será construída nas terras do antigo Engenho Pereiras e tem como finalidade principal conter as enchentes do Rio Jaboatão. Além disso, pretende fornecer água para a cidade de Moreno e para Bonança, diminuindo o racionamento nessas localidades. O estudo de Impacto ambiental será apresentado e os questionamentos da população deverão ser respondidos.

Infelizmente, o autor deste blog estará de viagem nesse dia, não podendo comparecer. Porém, venho através deste convocar a todos os jaboatonenses e morenenses a participarem do evento. Sugiro alguns questionamentos que julgo importantes para o evento:

1- Qual o destino da população da área que vai ser inundada?
2- Se forem indenizados, qual o valor? É um valor justo?
3- O Engenho Pintos, com seu antigo sítio histórico, vai ser inundado, o que pode ser feito para salvar o patrimônio?
4- Jaboatão Centro não usufrui da água da Represa de Duas Unas, também será excluído da água dessa nova represa?
5- Será feito algum estudo arqueológico na região?

Acredito que essas questões poderão ser resolvidas e esclarecidas durante o evento. Mas pra isso é preciso que a população participe, esteja por dentro do projeto e discuta estes e outros itens. O exercício da verdadeira cidadania exige a participação da comunidade diretamente atingida.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Capela do Engenho Catende

Por James Davidson
A primitiva Capela do Engenho Catende

Quem visita a atual Matriz de N.S da Conceição em Moreno muita vezes não imagina que aquele templo não foi o primeiro construído na cidade. Antes, próximo dali, onde atualmente se encontra a Escola Estadual Dom Jaime Câmara, existia no cimo do morro o que seria hoje um dos mais antigos edifícios do município - A Capela do Engenho Catende. Construída em 1745, foi edificada por ordem do Capitão-mor de ordenanças da Freguesia de Santo Amaro de Jaboatão - Domingos Bezerra Cavalcanti.

Sob a invocação de São Sebastião, a capela serviu de matriz até 1930, quando foi substituída pela atual Matriz da Conceição. Em 1973, porém, veio a destruição. Para realizar a construção da atual escola, e de acordo com o ex-prefeito João Carneiro da Cunha, com o apoio do engenheiro Airton Almeida Carvalho, diretor regional do IPHAN, demoliram a velha igreja. E assim, parte da história da cidade desapareceu junto com ela.

A antiga Capela do Engenho Catende é só um dos vários capítulos de destruição do patrimônio em Pernambuco. Muito poderia ser preservado se nosso país soubesse conciliar as necessidades do presente com os remanescentes do passado. Porém, parece que nós brasileiros não conhecemos nem valorizamos ainda o valor de nossa própria cultura.