sábado, 7 de julho de 2012

Hidrografia do município de Moreno

Por James Davidson


O município de Moreno está incluído em três bacias hidrográficas: Bacia do Rio Jaboatão, Bacia do Rio Pirapama e Bacia do Rio Capibaribe. A Bacia do Jaboatão está representada pelo Rio Jaboatão, pelo Rio Duas Unas e seus afluentes. A Bacia do Rio Capibaribe está representada pelo Rio Várzea do Una, afluente do Rio Tapacurá que, por sua vez, é afluente do Rio Capibaribe. Os rios Gurjaú, Cajabussu e Arariba são os representantes da Bacia do Pirapama no município.

Rio Jaboatão

A Bacia do Rio Jaboatão é a principal bacia hidrográfica do município de Moreno ocupando a maior parte de seu território. O Rio Jaboatão corta o município de oeste a leste, vindo de Vitória de Santo Antão, passando pelos engenhos Jussara, Jaboatão, Pintos, Pereiras, Morenos e entrando pela sede da cidade até o Engenho Bom Dia, onde deixa o município adentrando em terras de Jaboatão dos Guararapes. Recebe as águas de vários afluentes importantes como o Riacho Una, Riacho Laranjeiras, Riacho Capim-Açu, Riacho Xixaim e Riacho Cachoeira, este último na cidade.

Rio Jaboatão na cidade de Moreno

 Além do Rio Jaboatão, também faz parte da bacia o Rio Duas Unas que nasce em território morenense, próximo à Bonança, às margens da BR 232, junto à antiga LONEX. Segue em direção norte e, depois, leste, onde adentra o município de Jaboatão dos Guararapes já formando a Represa de Duas Unas. Serve de limite entre o município de Moreno e de São Lourenço da Mata, passando pelos engenhos Serraria, Usina N.S Auxiliadora, Fortaleza, Pacoval, Una e Pocinho. Seus principais afluentes em território morenense são os riachos Pacoval e Dois Irmãos.

Rio Duas Unas próximo à sua nascente, no Engenho Serraria

Rio Duas Unas 


O Rio Várzea do Una nasce no município de Vitória de Santo Antão, em terras do Engenho Tamatá-Mirim. Segue em direção leste com traçado retilíneo, paralelo à Br 232, por estar encaixado na falha geológica denominada Lineamento Pernambuco, que corta o estado de leste a oeste. Passa pelo Engenho Queimadas e pelo centro do distrito de Bonança. Após passar pelo Engenho Tapera, segue direção nordeste, deixando o município no Engenho Várzea do Una para, posteriormente, juntar-se ao Tapacurá. Seu principal afluente é o Riacho do Coutinho.

Rio Várzea do Una em Bonança

O Rio Gurjaú é o principal afluente do Rio Pirapama e tem suas nascentes localizadas no Engenho Buscaú, em Moreno. Passa pelo Engenho Brejo onde forma bela queda d'água e depois segue pelos engenhos Cumarú, Gurjaú de Cima, Gurjaú de Baixo e Jacobina. Deixa o município após passar pelo Engenho São Braz, seguindo em direção ao Rio Pirapama, no município do Cabo de Santo Agostinho. Seus principais afluentes em território de Moreno são o Riacho das Moças, Riacho Cumarú, Riacho Javunda, Riacho Caraúna e Arroio Canzanza.

Rio Gurjaú no Engenho Gurjaú de Baixo

Cachoeira do Engenho Brejo no Rio Gurjaú


O Riacho Arariba, também chamado de Rios dos Macacos, nasce próximo ao Povoado de Massaranduba, zona rural de Moreno. Passa pelo Engenho Furnas onde se encaixa em um espetacular vale em "V" formado por uma extensa falha geológica que segue a direção NNE-SSE. Segue pela mesma falha até o Engenho Arariba do Pimentel, já em município do Cabo. Outro importante afluente do Rio Pirapama é o Rio Cajabussu, que nasce em terras do Engenho Buscaú (próximo à nascente do Rio Gurjaú) e adentra no Engenho Contra-açude, também encaixado numa falha geológica com direção N-S. Depois segue ao Engenho Cajabussu, já no município do Cabo.

Vale do Rio Arariba - Capim Canela

A importância dos rios e seus afluentes para o município consiste no fato que grande parte de seu território está incluído nas Áreas de Proteção dos Mananciais. Os rios Duas Unas, Várzea do Una e Gurjaú são fontes de abastecimento importantes para toda a Região Metropolitana do Recife, incluindo-se aí nessa lista também o Rio Jaboatão que também abastece Bonança e Vitória de Santo Antão e que terá essa função ampliada com a construção da Barragem do Engenho Pereiras. Daí a necessidade de proteção aos mananciais tão importantes para a população, mas nem sempre respeitada com o lançamento dos esgotos domésticos, de resíduos industriais e de agrotóxicos agrícolas. Fora o desmatamento das margens e encostas para o plantio da cana-de-açúcar ou para construção irregulares. Por isso, é preciso que o poder público atue na defesa dos mananciais através da Educação Ambiental com a população, da fiscalização e punição aos infratores da lei.

Recipiente de agrotóxico jogada às margens do Rio Duas Unas em Serraria

Um comentário:

  1. "///.Após várias pesquisas na Internet,descobri esse "Site muito interessante",que nos deixa um legado de diversas regiões Brasileiras que desde o descobrimento do Brasil,nós ainda não tínhamos conhecimento.Meus parabéns pelo idealizador do site e á todos os moradores desse Município...Atenciosamente"///.

    ResponderExcluir