quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cachoeiras de Moreno

Por James Davidson


Moreno é um município que conta com um grande potencial turístico ainda muito pouco aproveitado. São muitos os atrativos espalhados por todo o município e que são, de uma forma geral, bem pouco conhecidos. Entre estes, as cachoeiras são destaque por sua imensa beleza, pela pureza de suas águas e pelo isolamento e distância que as mantém ainda muito bem preservadas.



Duas são as principais cachoeiras do município de Moreno. Existem outras menores, mas estas duas merecem ser conhecidas: a Cachoeira do Engenho Brejo e a Cachoeira do Engenho Seva.


A cachoeira do Engenho Brejo fica localizada próxima à antiga sede do referido engenho. Situada numa área de difícil acesso, com ladeiras sinuosas e curvas íngremes, está cercada por uma parcela de Mata Atlântica relativamente bem preservada. O Rio Gurjaú, cuja nascente verdadeira fica no Engenho Buscaú próximo às Torres, forma a imensa queda d'água que parece possuir quase uns dez metros de altura. Esta cachoeira é citada por Sebastião Honorato, autor do século XIX, que dizia que o Rio Gurjaú "precipitava-se sobre umas cascatas". É realmente muito bonita, mas a área não está mais recebendo visitas, infelizmente.



A outra cachoeira de destaque é a existente no Engenho Seva, próximo ao Povoado de Massaranduba. Seva é um dos últimos engenhos do município de Moreno e o único que conserva sua histórica Roda D'água. A cachoeira é acessada por uma bela trilha dentro da Mata Atlântica que dá um charme a mais no atrativo. Formada pelas águas do Riacho Laranjeiras, um dos afluentes do Rio Jaboatão, a cachoeira apresenta-se bem aconchegante no meio da mata. Apesar de menor que a cachoeira do Engenho Brejo, parece ser mais acolhedora e segura. O Engenho Seva chegou a tentar por em prática um projeto de visitação turística, mas que não foi posto para frente. É uma pena porque o local tem realmente um potencial enorme!


6 comentários:

  1. Faço trilha de bike e do muito valor as nossas riquezas naturas principamente em Jaboatão e Moreno já que moro no curado III, meu nome é Enilton junior. Preciso saber como faço para chegar nessas cachoeiras?
    Tel. 81 8680 4023 / 9748 6849 - enilton.jr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de saber como é o acesso a essa cachoeira e se é facil chegar lá
    nandinhaahta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaríamos de conhecer a cidade na segunda quinzena de janeiro/2017... você tem indicação de alguma pousada mais em conta do que os hoteis fazendas? Obrigada e abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia
    Srs. Gostaria de saber como faço para chegar nesta cachoeira, nós temos um grupo de ciclista e querem conhecer lugares como este , fico muito . Diante fico muito agradecido quem poder nós ajudar o meu whatsapp 9 8661.4183

    ResponderExcluir
  5. me chamo ildelmo e faço parte do CRC Clube Rural de Ciclismo do Moreno, conhecemos todos esses lugares quem gosta de bike e quiser fazer um pedal com nosso grupo e só entrar no Facebook do crc e entrar em contato

    ResponderExcluir
  6. Legal. Quero participar. Show de bola.

    ResponderExcluir