quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estação Ferroviária de Moreno

Por James Davidson


A Estação Ferroviária do Moreno fica localizada no centro da cidade, às margens da Avenida Dr. Sofrônio Portela. É um importante marco histórico da cidade que contribuiu de forma fundamental para o crescimento de Moreno. Porém, encontra-se abandonada e sem nenhum uso, apesar de sua importância.


A Estação Ferroviária do Moreno foi construída no final do século XIX, mas precisamente no ano de 1885. Fazia parte da Linha de Ferro Central de Pernambuco, principal tronco ferroviário que ligava o Recife ao interior do estado. Inicialmente, a estação seria instalada em terras do Engenho Morenos, porém, a pedido do Barão de Morenos ela foi implantada em terras de um outro engenho de sua propriedade, o Engenho Catende.

É importante ressaltar que, nessa época, o núcleo da atual cidade de Moreno não passava do modesto povoado que era o Engenho Catende. Mas com o advento da ferrovia, houve um aumento do fluxo de pessoas e mercadorias devido à melhor facilidade de acesso. Este fator foi de extrema importância pois atraiu a vinda de pessoas e a própria instalação do Cotonifício, contribuindo assim para o crescimento do povoado que, poucas décadas depois, seria elevado à Vila e à condição de cidade.


Assim, a Estação Ferroviária do Moreno foi um fator fundamental para o desenvolvimento do município. Está em processo de tombamento a nível estadual pela FUNDARPE e, apesar de sua importância para a cidade, encontra-se abandonada e sem nenhum uso definido.

Um comentário:

  1. Hoje esta histórica construção está abandonada, sem teto e correndo o risco de a qualquer momento desabar! Seria preferível que esta estação fosse, através de contrato, adotada por alguma empresa, restaurada, ocupada com alguma atividade comercial, mas com o compromisso de manter sua aparência original.

    ResponderExcluir